domingo, 15 de fevereiro de 2015

Grupo GAVI e a Cidade de Candelária

CLIQUE NA IMAGEM
Em breve o Grupo Anjos da Vida GAVI LTDA. estará inaugurando sua nova sede na Cidade de Candelária, Rio Grande do Sul.
Tudo fruto de muito emprenho e foco na busca por seus ideais e, logicamente, o reconhecimento que atingiu graças aos nossos alunos e colaboradores, que sempre procuraram capacitações nas mais diversas áreas do atendimento a emergências, assim, aprimorando técnicas e evoluindo profissionalmente.


Um pouco sobre a História do Município

COLONIZAÇÃO:

Em 1862 dois filhos de imigrantes alemães, João Kochenborger e Jacob Welsch decidiram mudarem-se da cidade de Rio Pardo para as terras onde hoje está Candelária, na época um distrito de Rio Pardo. Kochenborger passou a viver onde hoje é Linha Curitiba e, anos mais tarde construiu um aqueduto com a finalidade de transportar água do arroio Molha Grande até sua propriedade, onde a força hidráulica movimentaria um engenho de serra e um moinho de milho e trigo.
Jacob Welsh depois de residir por um período na atual rua Dr. Middendorf, mudou-se para onde hoje é a linha Passa Sete, ali estabelecendo-se para o resto da vida.
O povoado cresceu significativamente baseado na agricultura e pecuária, tendo aos poucos o desenvolvimento do comércio e pequenas indústrias. Devido ao desenvolvimento, em 9 de maio de 1876 o distrito foi elevado a freguesia, denominada Nossa Senhora de Candelária.
No alvorecer do século XX o núcleo urbano contava com aproximadamente 150 moradores, estabelecidos majoritariamente às margens da Rua do Comércio, atual Avenida Pereira Rego. Pois foi justamente o Coronel José Antônio Pereira Rego, chefe da política republicana de Rio Pardo, que instruiu os partidários já desde 1924 em reuniões no Clube Rio Branco, marcando a tentativa de emancipação política de Candelária.
O movimento contava com o apoio do também republicano e Presidente do Estado Dr. Borges de Medeiros, desta forma deu-se em 7 de julho de 1925 o decreto de criação de Candelária, tendo sido nomeado Intendente o Sr. Albino Lenz.

GEOGRAFIA:

Localiza-se a uma latitude 29º40'09" sul e a uma longitude 52º47'20" oeste, estando a uma altitude de 57 metros.
Possui uma área de 940,11 km² e sua população em 2007 era de 29.444 habitantes, segundo o IBGE.

RELEVO:

Candelária encontra-se na bacia do rio Pardo, do qual obtém água para consumo urbano e também para atividades agrícolas. O relevo varia de montanhoso no norte, contando também com chapadas, planícies retilíneas e coxilhas no sul, sendo uma área de transição do Escudo Rio-Grandense.

CULTURA:

O município tem como característica forte presença de costumes germânicos devido a sua colonização, sendo comum encontrar pelas ruas pessoas falando no idioma alemão e, no interior, este ser o primeiro idioma a ser aprendido pelas crianças. Outro fato marcante é a forte presença de bicicletas na cidade, devido ao relevo favorável.

TURISMO:

Cerro Botucaraí, o maior pico isolado do Rio Grande do Sul.
Candelária possui um aqueduto transformado em ponto turístico, conhecido como Aqueduto de Candelária. Conta também com o Cerro do Botucaraí, conhecido como o Santo Cerro, para onde acorrem peregrinos em épocas de sexta-feira santa, páscoa e Natal.
Outro destaque é a ponte de pedra conhecida como Ponte do Império, que fazia parte da estrada do Botucaraí, importante caminho da época imperial.
A cidade tem também a Praia Carlos Larger, ponto de encontro de muitas pessoas no verão, onde ocorre o concurso de beleza Musa do Sol, além de outras atrações.
A Cascata da Ferradura é um bonito ponto turístico, propício para banho, porém pouco conhecido ainda.
O município também sedia eventos como a Expocande (Exposição Industrial, Comercial, Serviços e Agronegócios de Candelária) realizada no Parque de Eventos Itamar Vezentini, a Festa da Colônia, a Chocande (Feira do Chocolate Caseiro e Artesanato de Candelária) e o Natal das Candeias, realizados no centro da cidade.

PALEONTOLOGIA

Em Candelária existe uma quantidade muito grande de fósseis de dinossauros e uma espécie (Guaibassauro) dele foi descoberta em Candelária. O Museu Aristides Carlos Rodrigues possui um acervo de fósseis da região.

FONTE: Wikipédia

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Treinamentos de NR 23 e NR 35 realizados na Empresa JTi Tabacos, Filial São Mateus do Sul, PR (Janeiro de 2015)

CLIQUE NA IMAGEM PARA MAIS FOTOS

Treinamentos de NR 23 (Brigada de Incêndio) e NR 35 (Trabalho em Altura), realizados na Empresa JTi Tabacos, Filial São Mateus do Sul, PR.